Instabilidade aumenta com a formação de baixa pressão e risco moderado de ocorrências.
Imagem: Divulgação QUINTA-FEIRA (11)
Na quinta-feira, o sistema ciclônico se afasta para alto mar, mas ainda provoca rajadas de vento fortes, de 50 a 70 km/h entre o Meio-Oeste e o Litoral. O mar segue agitado, com risco moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima. No Litoral Sul, as ondas de sudeste variam entre 3,0 e 4,0 m, com picos acima de 4 m em alto mar. Entre o Litoral Norte e a Grande Florianópolis, ficam entre 2,0 e 3,0 m.
O dia começa com muitas nuvens e chuva fraca e passageira do Meio-Oeste ao Litoral Sul, mas com baixo risco para ocorrências. No amanhecer, as temperaturas variam entre 8°C e 14°C nos Planaltos e Meio-Oeste, e entre 18°C e 22°C no Litoral. Ao longo do dia, as condições para chuva diminuem e as temperaturas sobem, com máximas próximas dos 25°C entre os Planaltos e entre 27°C e 30°C nas demais regiões.
SEXTA-FEIRA (12)
Na sexta-feira, a formação de uma nova área de baixa pressão no interior do continente deixa o tempo instável em todas as regiões. Há condições para temporais isolados, com raios, rajadas de vento, eventual granizo e chuva pontualmente intensa, especialmente nas áreas próximas ao Paraná, onde o risco é moderado para alagamentos, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.
No Litoral, a chuva ganha força à noite, tornando-se persistente e por vezes intensa, aumentando o risco de alagamentos e enxurradas pontuais. As temperaturas mínimas variam entre 15°C e 18°C no Meio-Oeste e Planaltos e entre 18°C e 23°C nas demais regiões. À tarde, as máximas ficam próximas dos 30°C no Litoral e variam entre 24°C e 27°C nas demais áreas do estado.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
No domingo (14), o tempo permanece instável, com pancadas de chuva isoladas à tarde, favorecidas pelo calor e pela umidade; o risco é baixo para ocorrências associadas.
Na segunda-feira (15), a aproximação de uma frente fria deixa o tempo instável em toda Santa Catarina, com condições para temporais, incluindo raios, rajadas de vento e eventual granizo. O risco para alagamentos, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de árvores é moderado.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]