Ciclone se afasta, mas mantém condições de risco alto a muito alto no litoral e áreas serranas; tempo volta a firmar no domingo.
Foto: Divulgação Sábado (8)
O ciclone que provocou forte instabilidade em Santa Catarina na sexta-feira se afasta para alto mar, mas ainda causa ventos intensos na metade leste do estado. As rajadas de sul e sudeste variam entre 70 e 80 km/h, podendo ser mais fortes nas áreas serranas. O risco é alto a muito alto para ocorrências como destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica, especialmente no Litoral Sul, Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte. O mar fica agitado, com ondas de 3 a 4 metros e picos maiores em alto mar, gerando risco elevado de ressaca. Há chance de chuvas rápidas e isoladas entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul.
Domingo (9)
Com a chegada de uma área de alta pressão, o tempo volta a ficar estável em grande parte do estado. O sol aparece no Oeste, enquanto o litoral segue com maior nebulosidade por causa dos ventos de leste. Não há risco para ocorrências meteorológicas. As temperaturas caem, com mínimas entre 8°C e 11°C e máximas que variam de 20°C a 25°C. A agitação marítima perde força, mas ainda há risco moderado para o litoral, com ondas de até 3 metros na Grande Florianópolis.
Segunda-feira (10)
O tempo segue firme sob influência da alta pressão. Os ventos predominam de sudeste no Litoral Sul e de leste nas demais áreas litorâneas, com menor cobertura de nuvens em relação ao domingo. As temperaturas ficam amenas pela manhã, entre 10°C e 15°C, e sobem à tarde, chegando a 27°C no Grande Oeste e a 23°C na metade leste. Sem risco para ocorrências meteorológicas. O mar perde força e o risco de agitação marítima é baixo.
Tendência para os próximos dias
A terça-feira (11) deve ser de tempo firme na maior parte do estado, com chance de pancadas isoladas no Extremo Oeste entre a tarde e a noite. Na quarta-feira (12), uma nova área de baixa pressão volta a favorecer chuva e temporais isolados entre o Grande Oeste e os planaltos.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]