Medida preventiva foi anunciada nesta sexta-feira pela prefeitura, após orientações da Defesa Civil.
Foto: Reprodução A Prefeitura de Jaguaruna decidiu suspender as aulas da rede municipal de ensino na tarde e noite desta sexta-feira (7), após o alerta da Defesa Civil para a formação de um ciclone extratropical sobre o Sul do país. A medida, comunicada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, também inclui a suspensão do transporte escolar, tanto para escolas do município quanto para estudantes que se deslocam para outras cidades.
A administração municipal informou que a decisão tem como objetivo garantir a segurança de alunos, profissionais da educação e motoristas, diante do risco de deslocamento nas condições climáticas previstas.
De acordo com a Defesa Civil, os ventos médios devem variar entre 30 e 40 km/h, com rajadas que podem atingir de 70 a 90 km/h, especialmente nas áreas litorâneas e serranas. O órgão alerta para risco moderado a alto de ocorrências relacionadas a destelhamentos, queda de galhos e danos na rede elétrica.
O sistema de baixa pressão também deve dar origem a uma nova frente fria, com possibilidade de tempestades severas e chuva forte em curto período. Conforme o Climatempo, os ventos podem ultrapassar 100 km/h em pontos da região.
Rafael Bernardino, meteorologista do Conexão Geoclima, explicou que o ambiente atmosférico está propício para a formação de supercélulas, com potencial para granizo grande e ventos destrutivos. “O ambiente já está com energia suficiente para gerar granizo grande, ventos destrutivos e até tornados isolados”, afirmou.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]