Semana terá nuvens, chuva persistente, risco de temporais e temperaturas amenas antes do retorno do calor no fim de semana
Quarta-feira (01): O dia terá muitas nuvens em Santa Catarina, com algumas aberturas de sol. A partir da tarde, retornam as condições para pancadas de chuva e temporais isolados entre o Extremo Oeste e o Planalto Norte, sobretudo nas áreas próximas à divisa com o Paraná. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais.
No Litoral, a mudança dos ventos para sudeste e depois leste favorece a entrada de umidade do mar, resultando em chuva isolada, que se intensifica à noite, com risco moderado de alagamentos. As temperaturas máximas variam de 18°C a 24°C na maior parte do estado, chegando a 26°C a 28°C no Extremo Oeste.
Quinta-feira (02): A instabilidade aumenta com a atuação de áreas de baixa pressão e o transporte de calor e umidade da Amazônia. No Litoral, Planalto Norte e Vale do Itajaí, a chuva será persistente e, em alguns momentos, intensa, com risco moderado a alto de alagamentos e enxurradas.
Do Extremo Oeste ao Litoral Sul, a chuva vem em pancadas com temporais acompanhados de raios, rajadas de vento e granizo isolado. O risco é baixo a moderado para danos como quedas de árvores e problemas na rede elétrica. As máximas ficam entre 16°C e 24°C na maior parte do estado.
Sexta-feira (03): A formação de um vórtice ciclônico em médios e altos níveis reforça a instabilidade. Desde o amanhecer, há condições para pancadas de chuva e temporais do Extremo Oeste ao Litoral Sul. Nas demais regiões, o dia começa com chuva associada à circulação marítima e termina com novas pancadas de chuva e temporais isolados.
O risco é moderado a alto para alagamentos, enxurradas, destelhamentos e quedas de árvores. À tarde, as máximas variam de 18°C a 23°C, ficando entre 24°C e 27°C no Extremo Oeste e Litoral Sul.
Tendência para o fim de semana:
Sábado (04): Muitas nuvens e chuva ao longo do dia, que diminui gradualmente à medida que a instabilidade se afasta para o mar.
Domingo (05): O sol volta a predominar, com forte aquecimento. As máximas superam os 30°C em várias regiões e podem chegar a 35°C no Extremo Oeste e no Litoral Sul.