Chuva persistente, rajadas de vento e possibilidade de granizo marcam os próximos dias; sábado terá melhora gradual e domingo volta a esquentar
A quinta-feira (2) será de tempo instável em todo o estado, sob influência de áreas de baixa pressão em diferentes níveis da atmosfera, associadas ao fluxo de calor e umidade da região amazônica e ao deslocamento de umidade do mar para o continente. Do Extremo Oeste ao Litoral Sul, a chuva ocorre a qualquer momento, em forma de pancadas, com risco de temporais acompanhados de raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo. A Defesa Civil alerta para risco moderado a alto de alagamentos, enxurradas pontuais e danos na rede elétrica. No restante do Litoral, no Planalto Norte e no Vale do Itajaí, há condições para chuva persistente e por vezes intensa. As temperaturas máximas variam entre 17°C e 24°C.
Na sexta-feira (3), a instabilidade ganha força com a formação de um vórtice ciclônico em médios e altos níveis da atmosfera. O dia terá pancadas de chuva e temporais desde cedo no Extremo Oeste e Litoral Sul, enquanto nas demais regiões a chuva começa pela circulação marítima e se intensifica ao longo do dia. O risco continua moderado a pontualmente alto para alagamentos, enxurradas, destelhamentos e queda de árvores. As temperaturas variam entre 18°C e 23°C, ficando mais altas no Extremo Oeste, com máximas de até 26°C.
No sábado (4), o tempo começa fechado em Santa Catarina, com chance de chuva isolada no centro e leste. Ao longo do dia, a instabilidade se afasta para o mar, permitindo aberturas de sol, especialmente no Norte e Oeste. Apenas o Sul segue com chance de chuva e trovoadas até o fim da tarde. O risco é baixo para ocorrências. O vento nordeste mantém o mar agitado, com ondas entre 2,0 e 2,5 metros. As temperaturas sobem, chegando a 26°C a 28°C na maioria das regiões.
A tendência para domingo (5) é de predomínio de sol e calor, em condição pré-frontal. As máximas devem superar os 30°C em boa parte do estado, podendo chegar a 35°C no Extremo Oeste e Litoral Sul. Já a segunda-feira (6) terá o retorno da chuva e de temporais, com a chegada de uma frente fria a Santa Catarina.