Fenômeno será formado entre Argentina e Uruguai e provocará chuva intensa, ventos fortes e risco de granizo em várias regiões do estado.
A semana termina com tempo instável em Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil, a sexta-feira (10) e o sábado (11) ainda serão marcados pela presença da umidade do mar e chance de chuvas fracas e passageiras, principalmente entre o Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e áreas serranas.
No amanhecer desta sexta, as temperaturas ficam entre 7°C e 12°C no Planalto Sul e 9°C a 13°C nas demais regiões. À tarde, os termômetros sobem e chegam a 28°C no Oeste e 25°C no Litoral Sul. O risco é baixo a moderado para alagamentos pontuais.
Sábado (11) com mais calor e vento forte
No sábado, a circulação marítima perde força, mas ainda mantém o tempo nublado e com chuvas rápidas nos extremos do dia entre o Vale, a Grande Florianópolis e o Litoral Norte. O sol aparece entre nuvens nas demais regiões.
Os ventos de nordeste devem ganhar intensidade entre o Oeste e o Sul, com rajadas de até 65 km/h. As temperaturas sobem e podem chegar a 33°C no Oeste e 30°C no Litoral Sul.
Domingo (12) será de alerta
O domingo promete ser o dia mais crítico do período. A formação de um ciclone extratropical entre a Argentina e o Uruguai deve impulsionar uma frente fria sobre Santa Catarina, provocando chuvas fortes, temporais, raios e ventos intensos.
O fenômeno começa a atuar no Oeste durante a madrugada e manhã, avançando ao longo do dia para as demais regiões. Há risco moderado a alto para alagamentos, enxurradas, destelhamentos e danos na rede elétrica. As temperaturas caem, com máximas entre 20°C e 24°C.
Tendência para a próxima semana
Na segunda-feira (13), o sistema se afasta e o tempo volta a melhorar, embora ainda haja possibilidade de chuvas isoladas entre o Meio-Oeste e o Litoral. Na terça (14), a chegada de uma massa de ar seco e frio garante o retorno do sol e queda nas temperaturas, com mínimas entre 7°C e 13°C no amanhecer.