Semana ainda começa chuvosa pelo estado, com risco moderado para ocorrências associadas ao tempo instável.
Nesta segunda-feira (25), o tempo permanece instável em Santa Catarina, com céu com muitas nuvens e chuva a qualquer momento em todas as regiões. A Defesa Civil alerta para risco pontualmente moderado para ocorrências associadas a alagamentos pontuais e eventuais deslizamentos, devido ao volume de chuva acumulado nos dias anteriores.
Pela manhã, foram registradas temperaturas entre 6 e 10°C do Oeste aos Planaltos e entre 10 e 12°C no Litoral e em áreas próximas. À tarde, as máximas continuam amenas em todo o estado, se aproximando de 16°C no Litoral e não passando dos 14°C nas demais regiões. Nas áreas mais altas da serra, os termômetros não ultrapassam os 10°C à tarde.
Na terça-feira (26), o tempo segue instável em SC, com predomínio de nuvens e condições para chuva fraca a qualquer momento. Nas áreas da metade leste catarinense (principalmente no Planalto Norte, no Vale do Itajaí e no Litoral Norte) a chuva ocorre de maneira persistente ao longo de todo o dia. Nas primeiras horas da manhã, as temperaturas mínimas variam entre 5 e 10°C em grande parte do estado. No Extremo Oeste e nas áreas mais altas da serra, as mínimas podem ficar ainda mais baixas. No Litoral e em áreas próximas, se aproximam dos 13°C. À tarde as máximas continuam amenas e não ultrapassam os 15°C.
Chuvas fortes provocam estragos pelo estado
A Serra do Avencal, em Urubici, foi bloqueada totalmente devido à uma queda de barreira no início da tarde deste domingo (24). O deslizamento ocorreu por volta do meio-dia, após as fortes chuvas que atingiram a região.
De acordo com a Defesa Civil, o acumulado de chuvas chegou a 84 milímetros em 24 horas. A rodovia chegou a ser liberada às 14h20, mas voltou a ter o tráfego em meia pista, no km 381, após novo deslizamento registrado às 16h17.
Além da Serra do Avencal, a Polícia Militar Rodoviária alerta para o trânsito na região da Serra do Rio do Rastro, em razão das fortes chuvas. Pequenas quedas de pedras foram registradas no início da tarde deste domingo, provocando o alerta aos motoristas.