Ernane Aleixo é suspeito de apoiar a facção com estrutura para barricadas em troca de benefícios políticos e financeiros.
Foto: Reprodução A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu nesta terça feira (25) o vereador Ernane Aleixo (PL), de São João de Meriti, durante a Operação Muro de Favores, que investiga uma rede criminosa ligada ao Terceiro Comando Puro (TCP). Outras quatro pessoas também foram detidas.
Segundo as investigações, Ernane — terceiro mais votado no último pleito — oferecia suporte logístico à facção em troca de vantagens políticas e financeiras. Mensagens e áudios apontam que ele teria fornecido máquinas e estrutura para a construção de barricadas em Vilar dos Teles, dificultando o acesso de forças de segurança e serviços públicos.
O delegado Vinícius Miranda afirmou ter identificado “uma clara troca de favores”, com o uso de bens públicos na montagem das barreiras. Na casa do vereador foi apreendida quantia em dinheiro.
A operação cumpriu oito mandados de prisão e 36 de busca e apreensão, dentro da estratégia Barricada Zero, do governo estadual. O núcleo investigado seria liderado por Marlon Henrique da Silva, o Pagodeiro, já preso e ligado ao chefe do TCP na região, Genaro. Também foi detida nesta terça a mulher de Pagodeiro, Luciana Adelia Theofilo.
A polícia afirma que o grupo atuava em crimes como tráfico de drogas, homicídios, extorsão e lavagem de dinheiro, além de negociar influência política e até vagas em hospital da região.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]