Ação faz parte da investigação que desarticulou esquema de transporte clandestino de mercadorias do Uruguai para o Brasil
Na manhã desta quinta-feira (2), moradores de cidades como Braço do Norte e Tubarão se surpreenderam com a movimentação de viaturas da Polícia Federal. A presença faz parte da Operação Fake Tour, deflagrada para combater um grupo criminoso suspeito de introduzir bebidas no Brasil de forma irregular.
De acordo com a Polícia Federal, os investigados usavam excursões de turismo simuladas para trazer mercadorias de freeshops uruguaios até Santa Catarina, de onde seguiam para os distribuidores ilegais.
A ação contou com 17 mandados de busca e apreensão, além de 21 medidas cautelares em municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Também houve bloqueio de contas bancárias e sequestro de bens ligados à quadrilha.
Em território catarinense, os alvos estavam em Sangão, Braço do Norte, Armazém, Tubarão, Gravatal e Araranguá. Nesta última cidade, policiais cumpriram buscas em uma loja de importados instalada em um prédio comercial.
Segundo a PF, além de desarticular o esquema, a operação busca garantir a concorrência justa para comerciantes regulares e proteger a geração de empregos no setor de bebidas, prejudicado pela prática ilícita.