Apoio aéreo precisou ser solicitado para atender ocorrência.
Foto: Divulgação 8ºBBM e BOA/CBMSC Uma operação de resgate de alta complexidade mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Orleans, no Sul do Estado, entre a noite de sábado (23) e a manhã de domingo (24). Três homens ficaram ilhados após acamparem às margens de um rio no bairro Brusque do Sul e serem surpreendidos pela forte correnteza causada pela elevação repentina do nível da água.
O primeiro chamado ocorreu às 22h35 de sábado. Duas vítimas foram resgatadas ainda na noite, por volta das 23h, já apresentando sinais de hipotermia. No entanto, a terceira permaneceu em um ponto de difícil acesso, sob pedras e árvores, o que exigiu reforço de equipes de São Ludgero, acionadas às 2h45. Durante as tentativas de resgate, o sargento Sampaio, do CBMSC, acabou arrastado pela correnteza e também ficou ilhado. Ele foi retirado em segurança pela manhã, sofreu ferimentos leves e foi atendido em hospital, sem fraturas confirmadas.
Devido à complexidade da ocorrência, o apoio aéreo foi solicitado. Às 7h47, a aeronave Arcanjo 01 decolou de Florianópolis para realizar o resgate da última vítima. A operação utilizou técnicas específicas, como pêndulo e triângulo de resgate. O jovem foi retirado em segurança, avaliado pela equipe médica e liberado no próprio local por volta das 10h30 de domingo.
A ação envolveu bombeiros de Orleans, São Ludgero e Braço do Norte, além do apoio aéreo do SAER (Serviço Aeropolicial da Polícia Civil) e do helicóptero Arcanjo 01. Após a ocorrência, o CBMSC reforçou a importância de cuidados básicos em atividades de lazer, como a escolha de locais seguros e acessíveis, além da consulta prévia à previsão do tempo para evitar riscos em situações de chuva ou ventos fortes.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]