Apoio aéreo precisou ser solicitado para atender ocorrência.
Uma operação de resgate de alta complexidade mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Orleans, no Sul do Estado, entre a noite de sábado (23) e a manhã de domingo (24). Três homens ficaram ilhados após acamparem às margens de um rio no bairro Brusque do Sul e serem surpreendidos pela forte correnteza causada pela elevação repentina do nível da água.
O primeiro chamado ocorreu às 22h35 de sábado. Duas vítimas foram resgatadas ainda na noite, por volta das 23h, já apresentando sinais de hipotermia. No entanto, a terceira permaneceu em um ponto de difícil acesso, sob pedras e árvores, o que exigiu reforço de equipes de São Ludgero, acionadas às 2h45. Durante as tentativas de resgate, o sargento Sampaio, do CBMSC, acabou arrastado pela correnteza e também ficou ilhado. Ele foi retirado em segurança pela manhã, sofreu ferimentos leves e foi atendido em hospital, sem fraturas confirmadas.
Devido à complexidade da ocorrência, o apoio aéreo foi solicitado. Às 7h47, a aeronave Arcanjo 01 decolou de Florianópolis para realizar o resgate da última vítima. A operação utilizou técnicas específicas, como pêndulo e triângulo de resgate. O jovem foi retirado em segurança, avaliado pela equipe médica e liberado no próprio local por volta das 10h30 de domingo.
A ação envolveu bombeiros de Orleans, São Ludgero e Braço do Norte, além do apoio aéreo do SAER (Serviço Aeropolicial da Polícia Civil) e do helicóptero Arcanjo 01. Após a ocorrência, o CBMSC reforçou a importância de cuidados básicos em atividades de lazer, como a escolha de locais seguros e acessíveis, além da consulta prévia à previsão do tempo para evitar riscos em situações de chuva ou ventos fortes.