Baixa cobertura vacinal preocupa autoridades de saúde, em momento de crescimento no número de casos de síndrome respiratória.
Foto: Prefeitura de Capivari de Baixo Santa Catarina vem enfrentando um cenário preocupante em relação aos casos de síndrome respiratória aguda grave. Já são mais de 6 mil casos registrados, provocados majoritariamente pela Influenza, pela Covid-19, pelo Rinovírus e por outros vírus não identificados, com mais de 300 mortes. Somente da Influenza, são mais de mil registros.
Essa condição é agravada pelos baixos índices de vacinação contra a influenza no estado, deixando uma parcela significativa da população desprotegida e sobrecarregando o sistema de saúde com o aumento de casos graves e internações. Arieli Fialho, Gerente de Doenças Infecciosas Agudas e Imunização, comenta sobre o tema e expõe preocupação com o avanço nos casos.
“Estamos em um momento de sazonalidade climática, que favorece o crescimento nos casos de síndromes respiratórias. Contudo, temos visto um crescimento muito maior se compararmos com outros anos, principalmente da Influenza. E são casos graves, que muitas vezes resultam em internação e até mesmo em óbito”, argumenta Arieli.
Ela destaca a vacina como a principal ferramenta para reverter esse quadro. “Uma das maneiras que temos para evitar esse volume de casos e principalmente os óbitos, é a imunização. Já estamos há alguns meses com a campanha de vacinação, com a vacina disponível em todos os postos de saúde, para toda a população”.
Arieli demonstra preocupação com os grupos prioritários, que pouco têm procurado a vacina. “Percebemos que os grupos prioritários, que são mais vulneráveis, estão com uma cobertura muito abaixo do esperado. A cobertura para esses grupos deveria ser de 90%, mas está em pouco mais de 40%. Isso é ruim, porque esses grupos são vulneráveis a casos graves e até mesmo à óbito, e não estão procurando a imunização”.
Arieli reforça a importância de se vacinar. “Reforçamos que é fundamental se vacinar o quanto antes. Quem ainda não se imunizou, pode procurar a unidade de saúde mais próxima e levar o documento de identificação, para receber a vacina contra a gripe”.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]