Presidente municipal da sigla destacou crescimento do partido na capital, defendeu descentralização administrativa em Santa Catarina e não descartou o MDB ocupar vaga na majoritária em 2026.
O presidente do MDB de Florianópolis, João Cobalchini, confirmou em entrevista que será pré-candidato a deputado estadual em 2026. Ex-secretário municipal, duas vezes presidente da Câmara e prefeito interino da capital, Cobalchini afirmou que se identifica mais com o trabalho no Legislativo e acredita que está no momento certo para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Ele destacou a reconstrução do partido em Florianópolis, que passou de zero para três vereadores e ampliou de quatro mil para 32 mil votos na última eleição. “O MDB estava praticamente apagado na capital e conseguimos resgatar a força da sigla, mostrando que temos espaço e boas lideranças”, afirmou.
Cobalchini admitiu que chegou a pensar em deixar o partido por falta de espaço a novas lideranças, mas hoje, à frente do diretório municipal, projeta uma atuação mais firme na Grande Florianópolis. Segundo ele, a região é estratégica e precisa voltar a ser prioridade para o MDB.
Confira a fala do vereador:
Na esfera estadual, defendeu maior descentralização administrativa e mais investimentos regionais em áreas como a saúde. O emedebista também destacou sua boa relação com o governador Jorginho Mello (PL), ressaltando que o partido deve buscar protagonismo na eleição de 2026.
“O MDB tem história e tamanho para estar novamente entre os protagonistas. Se for necessário, podemos até ocupar a vaga de vice em uma composição majoritária”, disse.
Com o nome confirmado como pré-candidato, João Cobalchini aposta no fortalecimento da legenda na capital e na região metropolitana para ampliar a representatividade do MDB na Assembleia Legislativa.