Sexta-feira, 14 de novembro de 2025
Tubarão
25 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
25 °C
16 °C
Política

Ex-presidente do INSS é preso em operação da PF que investiga fraudes bilionárias em aposentadorias

Alessandro Stefanutto foi detido na 4ª fase da Operação Sem Desconto, que apura esquema de descontos ilegais em benefícios do INSS

Brasil, 13/11/2025 14h30 | Por: Redação
Foto: Reprodução

O ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, foi preso nesta quinta-feira (13) durante operação da Polícia Federal (PF) que investiga um esquema de descontos ilegais em aposentadorias e pensões. A ação é parte da 4ª fase da Operação Sem Desconto, deflagrada em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU).

Segundo as investigações, o grupo criminoso teria atuado entre 2019 e 2024, desviando até R$ 6,3 bilhões por meio de cobranças irregulares em benefícios de aposentados e pensionistas, simulando filiações a associações inexistentes.

Além de Stefanutto, outros oito suspeitos foram presos, incluindo ex-diretores e procuradores do INSS. Também são alvos de mandados de busca o ex-ministro da Previdência Ahmed Mohamad (José Carlos) Oliveira, que usará tornozeleira eletrônica, e os deputados Euclydes Pettersen (Republicanos-MG) e Edson Araújo (PSB-MA).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A operação cumpre 63 mandados de busca e prisão no Distrito Federal e em 14 estados, incluindo Santa Catarina. Os investigados podem responder por organização criminosa, corrupção, estelionato previdenciário e falsidade ideológica.

Em nota, a defesa de Stefanutto classificou a prisão como “ilegal” e afirmou que ele “colabora com as investigações e provará sua inocência”.

O governo federal informou que segue com o programa de devolução dos valores descontados indevidamente, que já conta com mais de 4,8 milhões de beneficiários habilitados.

Litoral Mais

Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC

Fone: 3192-0919

E-mail: [email protected]

Litoral Mais © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!