Levantamento do Instituto Neokemp expõe racha interno no PL e coloca a deputada catarinense à frente na preferência do eleitorado para 2026.
Foto: Reprodução Em meio ao impasse no PL sobre as duas vagas ao Senado na chapa de Jorginho Mello para 2026, uma pesquisa do Instituto Neokemp mostrou a deputada Carol de Toni (PL-SC) na liderança da disputa em Santa Catarina, com 25,4% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), com 21,6%.
A divulgação ocorre após Carlos oficializar sua pré-candidatura ao Senado por SC, com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. Carol já havia se colocado como pré-candidata, enquanto outro nome cotado é o senador Esperidião Amin (PP-SC) — que soma 14,1% na pesquisa.
O cenário expôs um racha interno: Ana Campagnolo e o governador Jorginho Mello sinalizaram apoio a Carol, enquanto Júlia Zanatta e Jorge Seiff alinharam-se a Carlos. Carol, que se licenciou da Câmara para o nascimento da filha, ainda não se manifestou publicamente, e aliados afirmam que ela pode deixar o PL e migrar para o Novo.
No levantamento, Décio Lima (PT) aparece em terceiro, com 17,8%, e 21,1% dos entrevistados não souberam ou optaram por branco/nulo.
Após o resultado, Carlos parabenizou Carol e voltou a defender uma “chapa pura” entre os dois, afirmando que “ninguém tira a vaga de ninguém”.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]