Indicador positivo sobe para 48%, enquanto a desaprovação cai para 49%; empate técnico ocorre pela primeira vez em 2025.
Uma pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (8) aponta que a aprovação ao governo Lula voltou a empatar tecnicamente com a desaprovação: 48% dos brasileiros aprovam a gestão petista, enquanto 49% desaprovam, dentro da margem de erro de 2 pontos. É a primeira vez desde janeiro que os dois indicadores estão tão próximos.
O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, ouviu 2.004 pessoas entre 2 e 5 de outubro. Entre os destaques do estudo estão:
A pesquisa avaliou ainda percepções sobre política externa e economia: 49% consideram que Lula saiu fortalecido do encontro com Trump, e 79% apoiam a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.
No geral, 33% dos brasileiros avaliam o governo como positivo, 37% como negativo e 27% de forma regular, com pequenas variações em relação ao levantamento de setembro. O levantamento mostra que a aprovação a Lula tem se equilibrado entre diferentes faixas etárias, religiões e classes sociais, refletindo uma oscilação após meses de maior desaprovação.