Parlamentar pede responsabilização do governador após publicação que distorce decreto federal e estimula hostilidade contra movimentos sociais.
Foto: Reprodução A deputada federal Ana Paula Lima (PT-SC) protocolou, na última semana, uma Notícia de Fato no Ministério Público de Santa Catarina contra o governador Jorginho Mello. Segundo ela, um vídeo publicado pelo governador em suas redes sociais contém informações falsas sobre o Decreto nº 12.710/2025 — que cria o Plano Nacional de Proteção a Defensoras e Defensores de Direitos Humanos — e incita violência.
No documento, a parlamentar afirma que Jorginho distorceu o conteúdo do decreto ao afirmar que ele prevê “escolta policial para invasores de terra”, usando a narrativa para atacar o MST. A representação inclui imagens em que o governador aparece segurando um porrete e, conforme a deputada, estimula reações de ódio e ameaças nos comentários.
Ana Paula considera que o episódio afronta o Estado Democrático de Direito, espalha desinformação e coloca em risco defensores de direitos humanos. Ela pede que o Ministério Público determine a retirada do vídeo, uma retratação pública e a responsabilização civil e penal do governador. “Autoridades não podem usar fake news como arma política. Isso não é compatível com o cargo de governador”, reforça a deputada.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]