Ordem executiva assinada por Donald Trump reduz custo de importações e sinaliza avanço nas negociações comerciais
Foto: Reprodução A Casa Branca publicou, na sexta-feira (14), uma ordem executiva suspendendo as tarifas adicionais de 50% aplicadas a diversos produtos brasileiros, como carne, café, açaí, frutas tropicais frescas ou congeladas e castanha do Pará. A medida já vale para mercadorias importadas e retiradas de armazém desde quinta-feira (13).
A decisão foi tomada após uma reunião entre o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, realizada também na quinta-feira. O encontro tratou diretamente do chamado “tarifaço” americano. Em publicação após a reunião, Rubio afirmou ter discutido “assuntos de importância mútua e um marco recíproco para a relação comercial” entre os dois países.
No documento assinado, o presidente Donald Trump afirma que considerou informações técnicas de órgãos do governo, o progresso das negociações com parceiros comerciais e fatores internos como demanda e capacidade de produção antes de suspender as tarifas. Ainda não foi divulgada a nova alíquota efetiva para os produtos mencionados.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]