Quinta-feira, 04 de setembro de 2025
Tubarão
24 °C
14 °C
Fechar [x]
Tubarão
24 °C
14 °C
Meio Ambiente

Capivari de Baixo discute futuro das áreas de mineração na Ação Civil Pública do Carvão

Palestra com especialista reúne cerca de 50 pessoas para debater um dos maiores processos ambientais do país e seus impactos na região.

Capivari de Baixo - SC, 01/09/2025 12h09 | Por: Eduardo Mota | Fonte: Prefeitura de Capivari de Baixo
Foto: Prefeitura de Capivari de Baixo

Cerca de 50 pessoas, entre agentes públicos, técnicos e moradores de Capivari de Baixo, participaram na última sexta-feira (29) de uma palestra sobre a Ação Civil Pública (ACP) do Carvão. O evento, realizado no auditório do Parque Diamante + Energia, abordou o histórico e os desdobramentos de um dos maiores processos ambientais em andamento no Brasil.

Iniciada em 1993 pelo Ministério Público Federal (MPF), a ACP do Carvão busca responsabilizar as empresas mineradoras e o Governo Federal pela recuperação dos danos ambientais causados por décadas de exploração de carvão no Sul de Santa Catarina. O processo tem implicações diretas sobre a saúde pública, segurança hídrica e a justiça ambiental na região.
 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Especialistas e debates

O tema foi apresentado pelo engenheiro de minas Márcio Zanuz, que trouxe sua experiência para a discussão. Ele foi acompanhado por membros do Centro Tecnológico da Satc, incluindo o geólogo Roberto Romano Neto, o geógrafo William de Oliveira Sant’Ana e a engenheira ambiental Letícia Possoli.

A palestra foi uma iniciativa do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Capivari de Baixo (Condema), com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar e do Parque Diamante + Energia.

Comprometimento e interação

Ao final da apresentação, um espaço de perguntas foi aberto, com a participação de autoridades e da comunidade. O prefeito Claudir Bitencourt questionou sobre as áreas com restrições de uso impostas pela ACP, buscando entender as possibilidades de projetos futuros para essas localidades.

Em nome do Condema, o engenheiro Frederico Honorato ressaltou a dedicação e o trabalho voluntário dos conselheiros. “Estamos comprometidos com nosso papel para com o município”, afirmou Honorato, reforçando a importância do conselho na defesa dos interesses ambientais da cidade.

Litoral Mais

Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC

Fone: 3192-0919

E-mail: portallitoralmais@gmail.com

Litoral Mais © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!