Bombardeios em Gaza continuam mesmo com avanço de acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas.
Israel continuou os bombardeios na Faixa de Gaza nesta quinta-feira (9), pouco após o anúncio de que o país e o Hamas concordaram com a primeira fase do plano de cessar-fogo proposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump. Ataques foram registrados em Khan Younis, ao sul, e na Cidade de Gaza, ao norte, deixando nove mortos antes do amanhecer.
Enquanto isso, tanques israelenses bloquearam a Estrada Al-Rasheed para impedir o retorno de palestinos deslocados. Autoridades palestinas pediram que civis evitem áreas de confronto. O acordo de Trump prevê a retirada parcial das forças israelenses, a interrupção dos ataques e a libertação dos reféns, estima-se que 48 pessoas ainda estejam em cativeiro, com cerca de 20 vivas.
Embora alguns ministros israelenses tenham manifestado oposição, o Exército informou que se prepara para a retirada. Ainda não há definição sobre a extensão do cessar-fogo, o cronograma de retirada completa ou o desarmamento do Hamas, que poderá ser parcial. Questões sobre governança, reconstrução de Gaza e a presença de forças internacionais também permanecem em negociação.