Suspeito foi baleado e morreu; incidentes ocorrem durante Yom Kippur, dia mais sagrado do judaísmo
Duas pessoas morreram e outras três ficaram gravemente feridas nesta quinta-feira (2), após um homem atropelar e esfaquear pedestres em frente à Sinagoga Heaton Park Hebrew Congregation, no bairro de Crumpsall, em Manchester, Reino Unido.
Segundo a polícia local, o suspeito avançou com o carro sobre as pessoas, desceu do veículo e continuou atacando com uma faca. Policiais atiraram contra o agressor, que também morreu no local. A polícia informou ainda que ele vestia um cinturão que parecia ser de explosivos, e uma “explosão controlada” foi realizada após a evacuação da área.
O ataque ocorreu durante o Yom Kippur, o dia mais sagrado do judaísmo, quando fiéis costumam passar o dia em oração nas sinagogas. Uma das vítimas era um segurança do local.
Autoridades britânicas reforçaram a segurança em sinagogas em todo o país e pedem que o público evite a área e não compartilhe vídeos do incidente.
O primeiro-ministro Keir Starmer afirmou estar “horrorizado” com o ataque e determinou maior proteção às comunidades judaicas. O rei Charles III declarou-se “profundamente chocado e triste” com o ocorrido.