Ruas no Centro de Tubarão serão contempladas com o serviço a partir do dia 5 de agosto.
Ontem (23), uma reunião foi realizada na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), entre o Conselho das Entidades (Conset), representantes da Celesc, das empresas provedoras de internet e do poder público municipal, como o vice-prefeito Denis Matiola, o secretário de Planejamento e Urbanismo, Felipe Nascimento, e o gerente de Proteção ao Consumidor (Procon), Daniel Machado, visando alinhar a retirada de fios obsoletos existentes nos postes da cidade.
Ficou definido que o início dos trabalhos de remoção destes fios será no próximo dia 5 de agosto, no Calçadão da Rua São Manoel e na Rua Lauro Müller, na região central do município.
Logo após, os serviços serão ampliados para os outros bairros de Tubarão.
Retirada dos fios obsoletos contribui para segurança e estética urbana
O vereador João Zaboti, um dos articuladores na Câmara para o projeto de lei que prevê a retirada dos fios, ressalta a importância desse trabalho.
“A importância dessa medida é a limpeza visual, acabar com essa poluição que existe no nosso município em relação aos fios. Também é importante pela segurança. Hoje, muitos caminhões e muitos carros com altura maior acabam engalhando nos fios. E não só para isso também, mas para quem também anda de moto ou de bicicleta, porque tem muitos fios soltos e acaba gerando um grande transtorno e perigo”, comenta João.
Zaboti destaca que as empresas de telefonia farão a retirada dos fios, com a Celesc e a prefeitura atuando como órgãos fiscalizadores. Ele destaca que todas as ruas do município receberão esse serviço.
“A cada seis meses, a empresa de telefonia e a empresa concessionária (Celesc, Cergal, ou outras), fazem um relatório, encaminham para as empresas de internet e elas vão ter que informar quais são os seus fios, onde estão sendo utilizados, e aqueles que estão sendo inutilizados, sendo obrigados a retirar. E a cada seis meses, a Celesc envia esse relatório para a prefeitura, para o município fazer o controle”, explica o vereador.