A celebração do batismo faz parte do do movimento “O que importa para você?" do HNSC
Um momento de profunda emoção e espiritualidade foi vivenciado pelo pequeno Miguel Marcelino de Freitas, no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão. O pequeno de apenas 18 dias de vida, foi batizado enquanto ainda na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da instituição. A ação ocorreu na manhã da última quinta-feira (5).
Miguel nasceu no dia 18 de agosto de 2025, por parto cesariana e logo após foi internado na UTI Neonatal para receber suporte especializado. Desde então, ele é acompanhado com dedicação e acolhimento pela nossa equipe multiprofissional daqui do hospital.
Atendendo a um pedido especial da família, a celebração do batismo foi organizada com muito carinho, como parte do movimento “O que importa para você?”, que promove o cuidado centrado na pessoa e valoriza aquilo que é realmente significativo para os pacientes e seus familiares. A cerimônia contou com a presença dos pais, Priscila Marcelino e Polidorio Fernando de Freitas, da madrinha, Regiane da Silva Marcelino, e do padrinho, Michel de Freitas.
O ambiente da UTI foi preparado com delicadeza pela equipe de enfermagem, que fez questão de organizar uma pequena decoração para tornar o momento ainda mais especial. A celebração foi conduzida pelo Padre Márcio e pela Pastoral da Saúde, que não mediram esforços para que o sacramento fosse possível. Emocionada, a madrinha compartilhou o significado daquele momento para a família.
“O batismo é como um novo nascimento, uma graça de Deus que o Miguel recebeu. Foi muito emocionante, como se fosse uma dose de esperança para ele, para a melhora dele. Não foi como planejamos, mas foi a melhor escolha dentro do possível. Queremos agradecer à equipe do hospital, às enfermeiras que foram atenciosas e queridas — fizeram até decoração — e ao Padre Márcio e à equipe da Pastoral, que não mediram esforços para que Miguel se tornasse um verdadeiro filho de Deus”, comentou Regiane.
O Hospital Nossa Senhora da Conceição reafirma seu compromisso com a humanização do cuidado, valorizando cada história e promovendo experiências que respeitam os sentimentos, as crenças e os desejos dos pacientes e de suas famílias.