Ato ocorreu em frente ao Museu Willy Zumblick e reuniu jovens contra ataques transfóbicos.
Na manhã desta terça-feira (30), estudantes do Colégio Henrique Fontes realizaram uma manifestação no Centro de Tubarão, em frente ao Museu Willy Zumblick. O ato foi organizado pelo grêmio do Henrique Fontes, com apoio do grêmio da Escola Jovem, após uma aluna trans da instituição ter sido alvo de ataques transfóbicos, inclusive em redes sociais.
De acordo com o presidente do Grêmio Estudantil, Eduardo Sheffer Cardoso, o objetivo é prestar solidariedade à colega.
“Estamos nos manifestando mesmo pela perseguição ocorrida pela nossa aluna e colega trans na escola. Então só queremos prestar apoio e solidariedade a ela. Não estamos fazendo uma manifestação para reivindicar, mas para se solidarizar pela causa”, afirmou.
O vereador Matheus Madeira (PT) também esteve presente e declarou apoio ao movimento dos jovens. “Fico muito feliz ao ver assim, tanta gente tão jovem se manifestando por uma causa de liberdade, de direito, e de combate à transfobia, de combate ao ódio. Eu vejo uma juventude muito saudável se manifestando. Que bom que temos uma juventude que pensa o que quer para o futuro”, disse o parlamentar.
Além dos estudantes, participaram ainda Cristiny Fernandes, vice-presidente do Centro Acadêmico de História da Unisul; Gabriela dos Santos, secretária de Comunicação do PT e o influenciador digital, Lucas Ronchi.
A concentração seguiu aberta à participação da comunidade até o fim da manhã. A mobilização ocorreu de forma pacífica.