Evento destaca a importância da rede de proteção para crianças e adolescentes afastados de suas famílias
Foto: Reprodução Com o tema “Reforçando Laços e Reconstruindo Vidas”, Capivari de Baixo realiza nesta sexta-feira (28) o 1º Fórum do Serviço de Acolhimento Familiar, iniciativa que reúne gestores, especialistas e a comunidade para discutir o fortalecimento da política pública conhecida como Família Acolhedora.
O Serviço de Acolhimento Familiar é mantido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e tem a função de garantir acolhimento provisório a crianças e adolescentes — especialmente vítimas de violência — que precisam ser afastados de suas famílias. Considerado uma medida excepcional de proteção prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, o programa busca oferecer um ambiente seguro enquanto o vínculo familiar original é reestruturado ou outras medidas são adotadas.
O evento acontece no Centro de Convivência da 3ª Idade, e tem como objetivo ampliar o entendimento sobre o funcionamento do serviço, fortalecer a rede de proteção e incentivar a construção de políticas públicas mais eficazes no município.
Participam do fórum gestores e técnicos das áreas de Assistência Social, Saúde e Educação, representantes do Ministério Público, conselheiros de direitos e tutelares, além da sociedade em geral.
A secretária de Desenvolvimento Social, Thayse Izidro, destaca a importância da mobilização:
“Estamos conclamando a sociedade a participar do Fórum, que tem uma programação voltada ao fortalecimento da rede de proteção do acolhimento familiar. É um momento de diálogo e construção coletiva”, afirma.
Programação
13h – Credenciamento
13h30 – Apresentação do SAF de Capivari de Baixo/SC – Quero Acolher: Requisitos para ser família acolhedora
Palestrantes: Janira dos Santos Lima Barbosa (Psicóloga), Patrícia de Aguiar Niklis (Assistente Social) e Varínea Marcelino Patrícia (Coordenadora da Alta Complexidade)
13h40 – A prática do Serviço de Acolhimento Familiar em Capivari de Baixo
Palestrantes: Maira de Souza (Assistente Social e Coordenadora do CAPS) e Tatiana da Silva Fernandes (Psicóloga do Abrigo Institucional)
14h – Apresentação teatral – CEACA
15h – A Rede de Proteção no fortalecimento do acolhimento familiar na primeira infância
Palestrante: Daniele Lima Ramos (Assistente Social e Coordenadora do Serviço Família Acolhedora de Florianópolis)
15h30 – Experiência e prática bem-sucedida: Santo Amaro da Imperatriz
16h – O papel transformador dos grupos de apoio na jornada adotiva
Palestrante: Shirle Mendonça Pittigliani (presidente do Grupo de Apoio à Adoção “Filhos para Sempre”, de Tubarão)
16h30 – Abertura para questionamentos
17h – Encerramento
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]