Temas como desenvolvimento turístico e bem-estar animal foram debatidos na assembleia.
A Assembleia Geral realizada pela Amurel ontem (21) debateu diversos assuntos pertinentes aos municípios da região. Uma das discussões foi a criação do Centro Regional de Proteção e Bem-Estar Animal, uma iniciativa proposta pela Câmara Municipal de Capivari de Baixo. O objetivo é estabelecer políticas públicas unificadas para a causa animal na região, padronizando ações e maximizando os resultados.
Outro destaque foi a proposta da Câmara Municipal de Tubarão para a criação do programa “Boas Práticas que Transformam – AMUREL em Rede”. A iniciativa visa promover a troca de experiências, onde a associação organizará eventos para que os municípios apresentem seus “cases” de sucesso e inspirem outras cidades a adotar soluções inovadoras.
A reunião também tratou da proposta da prefeitura de Laguna para a celebração de um Termo de Cooperação Mútua entre os municípios em casos de desastres. Uma iniciativa será debatida pelo Colegiado de Procuradores para definir a melhor maneira de formalizar a cooperação, garantindo uma resposta mais ágil e coordenada em emergências.
Por fim, foi analisada uma proposta de uma empresa portuguesa interessada na realização de um programa estruturado de geminação de cidades entre o Brasil e Portugal. Os prefeitos preferiram adiar o debate após receber presencialmente um representante da empresa, em uma nova assembleia.
Sobre o assunto turismo, o presidente do CIM, Hélio Alberton Junior informou que pretende impulsionar o turismo em seu município e nos demais, nas Encostas da Serra Geral. Ficou acertado que se criará um grupo de trabalho, dentro do CIM-Amurel, que terá a missão de conduzir as ações nesta área integrando todos os municípios da Amurel que realmente querem impulsionar o turismo. Foi sugerido e acatado que se faça o convite à Instância de Governança Encantos do Sul para que a entidade participe dos trabalhos.