Quinta-feira, 27 de novembro de 2025
Tubarão
30 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
30 °C
16 °C
Geral

Alesc celebra 20 anos da Lei das Apaes com lançamento de livro que reúne histórias de famílias transformadas

Obra da jornalista Juliana Vinhas registra a trajetória da legislação e o impacto do atendimento apaeano na vida de 20 famílias catarinenses.

Santa Catarina, 27/11/2025 11h30 | Por: Redação | Fonte: Diário do sul
Foto: Reprodução

Para marcar os 20 anos da Lei das Apaes, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina foi palco, nesta semana, do lançamento do livro “Histórias de vida, capítulos de amor”, da jornalista Juliana Vinhas. A solenidade, realizada no hall do Palácio Barriga Verde, reuniu autoridades e representantes do movimento apaeano de diversas regiões do estado.

A obra resgata a criação e a trajetória da lei sancionada em dezembro de 2005, que garantiu repasse permanente de recursos para as quase 200 Apaes catarinenses. Juliana percorreu Santa Catarina para conhecer e registrar histórias de 20 famílias diretamente impactadas pela legislação e pelo atendimento prestado pelas entidades.

“Esse livro conta não só a história da lei, mas das pessoas que vivem a Apae todos os dias”, destacou a autora durante o lançamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Emocionada, Juliana relembrou as visitas feitas às famílias e citou cada uma delas nominalmente. “As vidas de vocês importam muito. As histórias de vocês mostram representatividade. Que vocês tenham sempre o direito de viver, de existir”, afirmou.

O presidente da Alesc, deputado Julio Garcia, autor do projeto que deu origem à lei, também se emocionou ao falar sobre o impacto da norma — especialmente ao mencionar sua própria família. Para ele, a comemoração das duas décadas da legislação reforça a importância do movimento apaeano e a necessidade de avançar em novas conquistas, “com recursos em maior quantidade e com menos burocracia”.

Exposição completa as comemorações

As celebrações pelos 20 anos da Lei das Apaes também incluem uma exposição fotográfica com imagens das famílias retratadas no livro, produzidas pela fotógrafa Sirli Freitas. A mostra está aberta para visitação até amanhã, na Galeria Ernesto Meyer Filho, no hall da Alesc.

Litoral Mais

Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC

Fone: 3192-0919

E-mail: [email protected]

Litoral Mais © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!