Em muitos casos, cada cabo possuía diversos pares internos, aumentando o volume de material retirado.
A força-tarefa de retirada de fios obsoletos em Tubarão realizou, nesta quinta-feira (4), a segunda operação do cronograma, com a remoção de aproximadamente 7 mil metros de cabos na Rua Coronel Colaço.
Em muitos casos, cada cabo possuía diversos pares internos, aumentando o volume de material retirado.
A iniciativa é coordenada pela Celesc e conta com o apoio da Prefeitura de Tubarão, além do Conselho das Entidades (Conset) e das 26 empresas prestadoras de serviços de internet e telefonia que atuam no município. Todo o material recolhido passa a integrar o patrimônio da Prefeitura e será destinado a leilão, juntamente com outros itens da Cosip.
O secretário de Planejamento e Urbanismo, Felipe Nascimento, destaca o cuidado com a rotina da cidade. “Analisamos trânsito, horários de pico e a logística dos comércios para minimizar impactos. O trabalho segue um roteiro técnico e coordenado, mantendo a cidade funcionando enquanto avançamos”, explica.
A primeira operação do programa ocorreu em trechos da Rua Lauro Müller e da Rua São Manoel (Calçadão), quando foram retirados cerca de 10 mil metros de cabos.
A próxima ação está prevista para 16 de setembro, no trecho da Avenida Marcolino Martins Cabral, entre o Art Hotel e o Banco do Brasil, no sentido Oficinas–Centro. O objetivo é remover cabos antigos ou em desuso que permanecem nos postes, reduzindo riscos e a poluição visual e melhorando o ambiente urbano.