Laguna alcançou avanço expressivo nos índices de transparência.
De acordo com avaliação do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) no ano de 2025, a Prefeitura de Laguna obteve expressivo avanço nos indicadores relacionados à transparência, em comparação com o ano de 2024. A iniciativa do programa é coordenada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (ATRICON), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Tribunal de Contas da União (TCU), além de outros órgãos de controle.
O percentual de transparência pública deste ano já foi validado em 77,94%, representando um avanço de 24,43% em relação à avaliação do ano anterior (53,51%). Nos critérios considerados essenciais pelo Programa, o município obteve o atendimento de 100%, o que representa uma evolução de 42,42% em relação ao percentual do ano anterior (57,58%).
Na última etapa do ciclo do Programa, entre novembro e dezembro de 2025, a Prefeitura de Laguna será contemplada pela primeira vez com o Selo Prata de Transparência Pública concedido pelo Programa, representando um nível elevado de transparência pública, com atendimento de 100% dos critérios essenciais.
Esse resultado positivo garante ao município o direito de utilizar o Selo Prata de Transparência Pública. De acordo com o município, essa conquista é fruto do compromisso e esforço conjunto dos diversos setores da Prefeitura junto à Coordenadoria de Controle Interno.
“Em apenas 6 meses, nós já demonstramos a capacidade de liderar, trabalhar e transparecer o bom serviço para a população. Transparência não é só promessa, é prática”, destaca o Prefeito Preto Crippa.