Competição começa em 25 de abril e segue até 25 de julho com novo formato e readequações.
Foto: Fernando Ribeiro/FCF A Série B do Campeonato Catarinense de 2026 terá mudanças estruturais a partir do Conselho Técnico realizado nesta segunda-feira (24) no auditório da Federação Catarinense de Futebol, em Balneário Camboriú. A competição passará por um processo de readequação visando o fortalecimento da segunda divisão e terá início em 25 de abril, com término previsto para 25 de julho.
O campeonato voltará a ser disputado em turno e returno, com todos os clubes se enfrentando em jogos de ida e volta no sistema de pontos corridos. O formato garante 18 partidas para cada equipe e amplia o calendário da divisão.
O planejamento prevê dois anos de transição, em 2026 e 2027. Nas duas temporadas, serão dois rebaixamentos para a Série C. Em 2026, apenas um clube terá acesso à elite. Em 2027, a Série B volta a contar com dois acessos e terá 11 equipes. A partir de 2028, com 10 participantes, o modelo passa a prever dois acessos e um rebaixamento por ano.
O encontro foi conduzido pelo diretor do Departamento de Competições, Carlos Crispim, que representou o presidente da Federação Catarinense de Futebol, Rubens Angelotti. Também participaram o procurador jurídico da entidade, Rodrigo Capella; o diretor do Departamento de Arbitragem, Kleber Lúcio Gil; os assessores de Competições, José Carlos Goulart Junior e Maycon Morais; e o CEO da SC Clubes, Luiz Henrique Martins Ribeiro.
Representantes de 10 clubes estiveram presentes: Daniel Carboni (Blumenau), Victor Spilere (Caravaggio), Jurival da Veiga (Metropolitano), Juliano Mendes (Tubarão), Anelisio Machado (Fluminense), Paulo Marcelino (Juventus), Amaro Júnior (Guarani), Pedro Smania (Hercílio Luz), Yuri Roberto (Nação) e Valdemir da Silva (Jaraguá).
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]