Tema foi divulgado neste domingo pelo ministro da Educação; primeiro dia de provas inclui redação, linguagens e ciências humanas.
Foto: Divulgação O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 é “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. O anúncio foi feito neste domingo (9) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em publicação no X (antigo Twitter).
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 4,8 milhões de candidatos tiveram as inscrições confirmadas para esta edição. Desses, 1,8 milhão são estudantes que concluem o ensino médio em 2025, conforme dados do Painel Enem.
A professora Dani Toffoli, do Curso Anglo (SP), avalia que o tema segue a linha tradicional do Enem, abordando questões sociais e grupos minoritários. “O aluno que não estiver bem preparado pode se confundir com o uso da palavra ‘perspectivas’, porque veio na contramão dos últimos três anos, que tratavam de ‘desafios’”, explica. Segundo ela, é importante que o candidato problematize o tema antes de propor soluções. “Um erro comum é interpretar as perspectivas apenas de forma positiva, sem discutir os problemas que envolvem o envelhecimento”, completa.
Estrutura das provas
A redação integra o primeiro dia do exame, que também inclui 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, além de 45 questões de ciências humanas e língua estrangeira (inglês ou espanhol). A segunda etapa acontece no próximo domingo (16), com questões de matemática e ciências da natureza.
O Enem é a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil, permitindo aos participantes concorrer a vagas em universidades públicas e privadas por meio de programas como o Sisu, Prouni e Fies.
Temas de redações anteriores
2024: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”
2023: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”
2022: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”
2021: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”
2020 (impresso): “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”
2020 (digital): “O desafio de diminuir a desigualdade entre regiões no Brasil”
2019: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]