Comissão responsável pela prova apontou semelhanças entre publicações e questões aplicadas; PF investiga possível quebra de sigilo.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira anulou três questões do Exame Nacional do Ensino Médio de 2025 após identificar similaridades entre itens da prova e conteúdos divulgados nas redes sociais. A decisão foi divulgada nesta terça-feira, 18, em comunicado oficial.
Segundo o órgão, foram encontradas “similaridades pontuais” entre publicações online e questões presentes no exame. Nenhuma delas, porém, reproduzia integralmente o conteúdo aplicado na avaliação deste ano. Os relatos sobre a possível antecipação de itens começaram na noite de segunda-feira, 17, um dia após a realização das provas de matemática e ciências da natureza.
De acordo com o Inep, a análise foi motivada pela circulação de vídeos e materiais na internet, incluindo uma live de Edcley Teixeira, que vende serviços de consultoria para vestibulandos. Em 11 de novembro, cinco dias antes do segundo dia de aplicação do Enem, ele exibiu questões muito semelhantes às utilizadas no exame. Apostilas do curso que oferece também apresentavam conteúdos próximos aos aplicados.
O instituto informou que a anulação foi definida pela equipe técnica da comissão assessora responsável pela elaboração da prova, considerando o histórico de pré-testes usados na TRI, metodologia que exige a experimentação de itens com estudantes antes da aplicação oficial.
A Polícia Federal foi acionada para investigar a conduta e a eventual autoria da divulgação dos conteúdos, além de apurar possível quebra de sigilo ou ato de má-fé.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]