Domingo, 29 de junho de 2025
Tubarão
24 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
24 °C
16 °C
Economia

“Porto de Laguna é o melhor localizado para atender a Bacia de Pelotas”, afirma Preto Crippa

O prefeito participou de evento na cidade de Santos, realizando rodadas de reuniões com empresas e entidades interessadas na elaboração de um masterplan para o município.

Laguna - SC, 26/06/2025 12h53 | Atualizada em 26/06/2025 14h10 | Por: Eduardo Mota | Fonte: Prefeitura de Laguna
Foto: Prefeitura de Laguna

Na última quarta-feira (25), a Prefeitura de Laguna esteve presente no evento SP Offshore, em Santos, participando de reuniões sobre prospectos e viabilidade com representantes de empresas nacionais e internacionais, além de entidades interessadas em contribuir para a elaboração de um masterplan para a cidade. A ideia é construir um planejamento para que o Porto de Laguna se torne um instrumento que atenderá a demanda de mercado que surgirá com a exploração dos recursos da Bacia de Pelotas. O prefeito Preto Crippa explica que o município está preparando o porto para essa tarefa.

“Entendemos que a subutilização do Porto é motivada pela questão que envolve o assoreamento do complexo, bem como a pedra que fica em frente aos molhes da barra. O Governo do Estado vai contratar legalmente uma empresa que vai fazer o projeto e quantificar o modelo e o custo para a retirada da pedra, bem como o desassoreamento do berçário, a parte debaixo do complexo que envolve, geograficamente, a área do porto até a saída do molhes da barra. Com o desassoreamento, as inundações diminuem em todas as cidades que integram o complexo lagunar. Além de todas as questões que envolvem a Defesa Civil, existem os potenciais fornecidos pela logística e pelos portos”, afirma Crippa.
 

O prefeito destaca a importância da Bacia de Pelotas e o potencial do Porto de Laguna para atender essa demanda de mercado. “A Bacia de Pelotas é uma região náutica que tem sido muito estudada e nas últimas semanas, já aconteceram leilões de captações de empresas para exploração do petróleo, gás natural e energia eólica. Então, estamos criando uma masterplan para Laguna, voltados para oferecermos, além da pesca, o nosso porto, que estrategicamente falando, está em uma localização ímpar. Não existe outro porto melhor posicionado para atender essa demanda de mercado que está apenas iniciando em relação à bacia de Pelotas”, frisou o prefeito.

Os principais eixos trabalhados têm sido:

Energia eólica.
Petróleo e gás.
Pesca.
Barcos com bateria de lítio.
Operações offshore.
Qualificação técnica de mão de obra naval.
Infraestrutura náutica (oficinas de manutenção de embarcações de pequeno, médio e grande porte).
Porto Verde.
Embarcações de lazer e outros segmentos náuticos.
 

Litoral Mais

Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC

Fone: 3192-0919

E-mail: portallitoralmais@gmail.com

Litoral Mais © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!