Foto: Reprodução Em uma votação expressiva, a Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que retoma a necessidade de autorização da própria Casa para que um parlamentar seja processado judicialmente. A medida, que na prática cria uma blindagem para os deputados, foi justificada como uma resposta ao que consideram um excessivo poder do Supremo Tribunal Federal (STF).
No seu comentário diário para a Rádio Litoral, o jornalista Upiara Boschi analisa os detalhes dessa decisão polêmica. Ele recorda o passado, mencionando o caso do ex-senador Hildebrando Pascoal, que levou à derrubada dessa mesma regra décadas atrás, e questiona se os deputados não estariam colocando os próprios interesses em primeiro lugar, em vez de discutir outras formas de equilibrar os poderes.
Upiara Boschi também detalha como votou a bancada de Santa Catarina, apontando os únicos três votos contrários à proposta principal, vindos de uma curiosa aliança entre o PT e o Novo. Além disso, ele explica a controversa aprovação do voto secreto para essas decisões, uma manobra que visa proteger ainda mais os parlamentares da opinião pública.
Quais foram os deputados catarinenses que votaram a favor desta blindagem? Como essa mudança pode impactar a política nacional e o combate à corrupção?
Confira a análise completa de Upiara Boschi no vídeo acima para entender todos os detalhes e as possíveis consequências dessa decisão para o futuro do país.

Política em foco
Upiara Boschi é um jornalista com vasta experiência e reconhecida atuação na cobertura política de Santa Catarina. Com uma carreira consolidada, tornou-se um dos principais nomes na análise dos bastidores do poder no Estado, sendo referência para o público e para a classe política. Atualmente, mantém seu próprio portal de notícias, o upiara.net, e é comentarista em veículos parceiros, como o Grupo ND e a Rádio Eldorado, de Criciúma. Ao longo de sua carreira, Upiara Boschi se destacou pela apuração rigorosa, pela análise aprofundada dos cenários políticos e pela capacidade de traduzir os complexos movimentos do poder para o grande público. Seu trabalho é caracterizado pela busca constante por informações exclusivas e pela contextualização dos acontecimentos, oferecendo aos seus leitores e espectadores uma compreensão mais ampla da política catarinense.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]