Se depender do ministro Luiz Fux, Santa Catarina vai continuar com 16 deputados federais na próxima legislatura. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) atendeu ao pedido de liminar do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para que a corte ignorasse o prazo dado ao Congresso Nacional para adaptar o número de parlamentares por Estado à proporção populacional apontada no Censo de 2022.
Esse foi o tema do comentário de Upiara Boschi na Rádio Litoral nesta terça-feira. Veja a íntegra no vídeo.
Os parlamentares tiveram dois anos para aprovar a redistribuição das vagas, mas só entraram no tema no primeiro semestre deste ano – quando presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) pautou a proposta que prevê a criação de 18 cadeiras para beneficiar os Estados que ganharam população sem tirar vagas dos Estados que tiveram menos evolução populacional – caso do Rio de Janeiro, Estado do ministro Luiz Fux, que perderia quatro vagas.
A proposta foi aprovada na Câmara e no Senado, mas foi vetada pelo presidente Lula (PT) às vésperas do prazo dado pelo STF para que fosse sanada a “omissão legislativa”. Sem votos suficientes para a derrubada do veto em plenário, o tema foi mantido em suspenso pelo Congresso. Escancarando a manobra, Alcolumbre pediu à corte que jogue para 2030 a redistribuição, alegando que a votação do projeto em plenário resolveu a omissão legislativa, mesmo com a tramitação inconclusa pelo veto presidencial ainda pendente de votação.
Fux alegou o princípio da anualidade nos regulamentos eleitorais e a necessidade de clareza sobre as vagas em disputa em 2026.A decisão de Fux precisa ser referendada pelo plenário do STF. As votação será feita através do sistema virtual até quarta-feira.

Política em foco
Upiara Boschi é um jornalista com vasta experiência e reconhecida atuação na cobertura política de Santa Catarina. Com uma carreira consolidada, tornou-se um dos principais nomes na análise dos bastidores do poder no Estado, sendo referência para o público e para a classe política. Atualmente, mantém seu próprio portal de notícias, o upiara.net, e é comentarista em veículos parceiros, como o Grupo ND e a Rádio Eldorado, de Criciúma. Ao longo de sua carreira, Upiara Boschi se destacou pela apuração rigorosa, pela análise aprofundada dos cenários políticos e pela capacidade de traduzir os complexos movimentos do poder para o grande público. Seu trabalho é caracterizado pela busca constante por informações exclusivas e pela contextualização dos acontecimentos, oferecendo aos seus leitores e espectadores uma compreensão mais ampla da política catarinense.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]