Direto de Belém (PA), onde acompanha a Conferência Mundial do Clima (COP30), o jornalista Upiara Boschi analisa a participação da delegação catarinense no evento.
No comentário desta quarta-feira (13), Upiara destaca o protagonismo de frentes como a Assembleia Legislativa (Alesc) e a Federação Catarinense de Municípios (FECAM). Enquanto a Alesc, através do deputado Mauro de Nadal, busca formas de remunerar o produtor rural pela preservação ambiental, a FECAM, liderada pelo prefeito Topázio Neto, apresenta casos de sucesso (como a gestão de resíduos em Florianópolis) e busca financiamento para as cidades se prepararem para os desastres climáticos.
Apesar dos avanços e do reconhecimento que Santa Catarina vem recebendo, Boschi aponta uma contradição central: a ausência e a falta de protagonismo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde. Criada pelo governo Jorginho Mello justamente para liderar essa pauta, a pasta não apenas está ausente da COP, como enfrenta sua segunda troca de comando em menos de dois anos.
O que explica esse vácuo deixado pelo governo estadual na maior conferência de clima do mundo, enquanto outras lideranças políticas do estado ganham destaque?
Confira a análise completa no vídeo.

Política em foco
Upiara Boschi é um jornalista com vasta experiência e reconhecida atuação na cobertura política de Santa Catarina. Com uma carreira consolidada, tornou-se um dos principais nomes na análise dos bastidores do poder no Estado, sendo referência para o público e para a classe política. Atualmente, mantém seu próprio portal de notícias, o upiara.net, e é comentarista em veículos parceiros, como o Grupo ND e a Rádio Eldorado, de Criciúma. Ao longo de sua carreira, Upiara Boschi se destacou pela apuração rigorosa, pela análise aprofundada dos cenários políticos e pela capacidade de traduzir os complexos movimentos do poder para o grande público. Seu trabalho é caracterizado pela busca constante por informações exclusivas e pela contextualização dos acontecimentos, oferecendo aos seus leitores e espectadores uma compreensão mais ampla da política catarinense.
Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC
Fone: 3192-0919
E-mail: [email protected]