Era natural que o péssimo início de campeonato do Atlético Tubarão culminasse em mudanças. Trocar o pneu com o carro andando nunca é fácil - ainda mais quando o trajeto é ladeira abaixo - mas o que restou à diretoria foi jogar qualquer resquício de planejamento para o alto e abraçar o fato novo.
Não cabe aqui o velho clichê da impaciência dos dirigentes de futebol. Felipe Gil e companhia seguraram o trabalho natimorto de Sandro Sargentim até onde deu. Meses de pré-temporada, uma folha salarial que supera os R$ 200 mil mensais e a equipe, que estreou apresentando muito pouco diante do Metropolitano, regrediu rodada após rodada. Na última semana, uma última ida ao mercado resultou na chegada de três nomes experientes - e caros. Nem isso salvou.
Explanadas as justas críticas ao trabalho de Sargentim, a conta dos quatro jogos sem vitória não é só dele. É sempre mais fácil trocar um técnico do que 22 jogadores, mas diante do Fluminense ficou evidente que o grupo largou a mão do treinador antes mesmo da diretoria. Os dois primeiros gols sofridos não me deixam mentir. Com Sargentim fora, as lideranças do grupo que foram para Joinville em marcha lenta irão abraçar a responsabilidade?
Outro fator que precisa entrar na conta, paga no débito por Sargentim: a quantidade assustadora de lesões musculares. O erro está na preparação física, na carga de treinos ou no departamento médico? Esclarecimento necessário.
E que não fique de fora do balaio o trabalho de Felipe Gil, outrora tão atento à personalidade e ao histórico dos atletas que contratava, dessa vez permitiu a entrada de maçãs podres no grupo. Terá a responsabilidade de acertar no nome do técnico responsável por salvar a lavoura.
Com ou sem técnico, o próximo desafio é em casa, no domingo, diante do Carlos Renaux. Pela primeira vez no ano o torcedor poderá ir as arquibancadas da Vila sem restrições, desconfiado com o momento, mas com vontade de, enfim, comemorar.
Chute Cruzado
Jornalista e locutor. Apresentador dos diários Jornal Litoral e Arena Litoral na 90.9FM. Por aqui, informação e opinião sobre esporte, com grande foco em Atlético Tubarão e Hercílio Luz.