Quinta-feira, 28 de agosto de 2025
Tubarão
21 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
21 °C
16 °C
Bem-Estar Animal

Gravatal zera fila de espera para castrações

Foram ao todo três mutirões realizados em 2025, beneficiando cerca de 200 animais.

Gravatal - SC, 20/08/2025 12h47 | Por: Eduardo Mota | Fonte: Prefeitura de Gravatal
Foto: Divulgação/Prefeitura de Gravatal

A Prefeitura de Gravatal intensificou suas políticas de bem-estar animal. Entre 2021 e 2025, mais de 400 cães e gatos passaram por castração, microchipagem e acompanhamento pós-operatório em programas municipais. 

Apenas neste ano, três mutirões realizados em março, junho e agosto zeraram uma fila de espera de dois anos, atendendo cerca de 200 animais. Segundo a responsável pela gestão de zoonoses do município, Romy Mariano da Silva, a meta é ampliar o alcance das ações já estruturadas. 

"Já temos 50 animais inscritos, do cadastramento feito em junho, que participam da próxima ação prevista para o início de 2026. O município pretende castrar 200 animais ao longo do próximo ano e mais 266 com a adesão do Pet Levado a Sério. Ao todo serão 466", explica.
 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Programa Pet Levado a Sério

Agora, o município soma forças com o Governo de Santa Catarina ao aderir ao Programa Pet Levado a Sério (PLAS), que vai destinar R$53,2 mil para a realização de 266 castrações em Gravatal.
 
A execução está prevista para iniciar até abril de 2026, com conclusão no início de 2027, de acordo com o Plano de Trabalho enviado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde.

“Com o apoio estadual, vamos potencializar o nosso trabalho para reduzir, e quem sabe até acabar, com a quantidade de animais abandonados. Essa adesão amplia a cobertura em áreas mais vulneráveis e reforça o trabalho que já vem sendo realizado pela Prefeitura em parceria com a comunidade e os protetores”, destacou o prefeito Clei Rodrigues.

O Plano de Trabalho de Gravatal engloba a realização das castrações acompanhadas de microchipagem, triagem e agendamento com prioridade para famílias de baixa renda e protetores independentes. Também estão programadas campanhas educativas permanentes sobre guarda responsável, prevenção de zoonoses e conscientização da população para a importância da esterilização.

O Edital do programa ainda traz ainda uma novidade: todos os animais castrados devem ser cadastrados no SinPatinhas, sistema nacional gratuito do Governo Federal que funciona como uma espécie de RG digital. O registro, acessível via Gov.br, gera uma carteirinha com QR Code que facilita a identificação e devolução de animais em caso de perda.

O programa será coordenado pelas Secretarias Municipais de Saúde, Agricultura e Administração em parceria com a Diretoria Estadual do Bem-Estar Animal.

Litoral Mais

Av. Marcolino Martins Cabral, nº 2238 – Sala 02, bairro Vila Moema, CEP 88705-000, Tubarão - SC

Fone: 3192-0919

E-mail: portallitoralmais@gmail.com

Litoral Mais © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!