Recurso do programa “Pet Levado a Sério”, do Governo do Estado, vai ampliar o número de castrações e campanhas educativas no município.
O município de Capivari de Baixo foi contemplado com R$ 102.750,00 por meio do programa estadual “Pet Levado a Sério”, voltado ao controle populacional de cães e gatos. A portaria que oficializa o repasse — SGG/SEF nº 65/2025 — foi publicada nesta semana no Diário Oficial do Estado.
O convênio firmado entre o Governo de Santa Catarina e a Prefeitura de Capivari de Baixo prevê a aplicação dos recursos em campanhas de castração, ações de conscientização e programas municipais de saúde e bem-estar animal.
Atualmente, o município já oferece 90 castrações mensais gratuitas por meio da Assessoria de Bem-Estar Animal, destinadas a famílias com renda de até três salários mínimos, beneficiários do CadÚnico ou Bolsa Família, e protetores de animais. Com o novo repasse, serão realizadas mais 514 castrações itinerantes, em unidades móveis que percorrerão diferentes bairros.
Além das cirurgias e microchipagens, os recursos também financiarão campanhas educativas sobre posse responsável e cuidados com os animais.
De acordo com levantamento da Prefeitura, o município possui milhares de animais domésticos distribuídos entre os bairros, com destaque para o Centro (923 animais), Vila Flor (733) e Santa Lúcia (691).
O serviço de castração pode ser solicitado pelo WhatsApp (48) 3623-0606 ou pelo e-mail bemestaranimal@capivaridebaixo.sc.gov.br.